Projeto "Viajando pelo espaço, conhecendo o planeta Terra."


No currículo do quinto ano do Ensino Fundamental, as disciplinas de Geografia e História têm como eixo norteador o Brasil, mas, como estudar sobre o Brasil se não souber sua localização no globo, então eis que surge o projeto “Viajando pelo espaço, conhecendo o planeta Terra.”
As turmas 50 e 51 com a professora Alcelene, iniciaram o estudo a partir do Sistema Solar. Para que a aula fosse mais atraente e participativa imaginaram uma viagem pelo Universo.               
O projeto  proporcionou várias atividades:
Roda para conversar sobre o que os alunos entendem como Sistema Solar. Este momento foi de  bastante exploração dos conhecimentos trazidos pelos alunos.
Apresentação do cartaz sobre o Sistema Solar, onde todos os alunos puderam observar semelhanças e/ou diferenças entre os planetas desde tamanho, forma, proximidade com o Sol;

Leitura de um texto para estudo sobre os planetas, astros e satélites, e a partir do texto, os alunos analisaram e compararam as informações deste texto com as informações trazidas anteriormente por eles mesmos;
Em duplas, escolha de  um dos planetas, onde os alunos tiveram que  desenhar  e justificar do porquê da escolha;
Apresentação dos cartazes;
Foco no estudo no planeta Terra, os alunos estudaram  sobre as camadas da Terra. Como a Terra é por dentro?
Pesquisa  com as famílias, para ver o que eles entendem sobre atmosfera, hidrosfera, crosta, manto e núcleo. E, em sala de aula, a partir do resultado das pesquisas, socializaram as pesquisas ,  e  registraram  no caderno, acrescentando informações que se fizeram necessárias sobre o conteúdo realizado nas pesquisas;
Visualização de  slides, na sala informatizada, sobre as imagens da Terra, para que observassem os continentes, mares, a posição do Sol, entre outros;
Trabalhar as representações da Terra (globo e o planisfério) através de desenhos, recortes e colagens, e atividades retiradas do livro Caminhos (p. 98-102);
Confeccionar o globo terrestre utilizando bolinha de isopor (pintar a bolinha, recortar o planisfério, colar na bolinha);
Realizar atividades sobre coordenadas geográficas retiradas do livro caminhos (p.103 e104) bem como de outros materiais;
Leitura  do texto “os pequenos astronautas;”, onde tiveram de interpretá-lo;
Pesquisa na sala informatizada: Quantos países há no planeta Terra? Quantos mares, oceanos?  O que é preciso para ser um país?
Elaboração de um texto coletivo sobre a aprendizagem;
E, para finalizar o projeto, visita ao Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina, onde  visualizaram  bem de perto tudo o que foi estudado em sala de aula e sala informatizada.
Para socialização do projeto, foi  feito   a produção de um “my ebook” (livro digital) com todas as informações adquiridas pelos alunos tanto em sala de aula, quanto na sala informatizada através das pesquisas e slides apresentados.
O livro está disponível para a visualização no link abaixo:
 
 

2 comentários:

  1. Foi um trabalho muito bem feito e com grande parceria da minha amiga Grazi, um grande aprendizado.

    ResponderExcluir