Projetos


                               Projetos e Atividades na Sala Informatizada

Os alunos do 6º ano com a professora de Ciências |Mônica, estudaram sobre doenças transmitidas pelo solo, como ocorre a contaminação e quais são os modos de prevenção.







Novamente o sistema CAAFE -  Sistema de Monitoramento do Consumo Alimentar e Atividade Física de Escolares, esteve na escola realizando uma pesquisa com algumas turmas sobre fatores relacionados à alimentação saudável e prática de atividade física. Primeiro foi realizada a coleta de dados antropométricos (peso e medida dos alunos) e depois foi aplicado o questionário CAAFE  na sala informatizada .

      

      




A Paleontologia é uma ciência que estuda os animais e vegetais do passado através dos fósseis, ela é muito importante também para a Arqueologia e a História, pois traz muitas informações  sobre a vida da Pré-História, como por exemplo, a vida dos dinossauros. A professora  Mônica de Ciências com os alunos do 6 anos  pesquisaram e retrataram as principais espécies de dinossauros brasileiros.
                                                   




       



 
Os alunos do 5º ano e a professora Eliane, trabalharam em sala de aula e na sala informatizada sobre o Bullying. Os alunos pesquisaram  e discutiram sobre o que é Bullying, quais os tipos  e o que pode acontecer com uma pessoa que sofre Bullying.Em grupos, criaram no Br Office.org Calc, uma apresentação sobre o assunto.




              





A professora de Inglês Lucia de Oliveira Almeida proporciona momentos de aprendizagem  de uma maneira lúdica. Na sala informatizada os alunos acessam o site " AgendaWeb" selecionam os exercícios específicos a serem trabalhados e, ao mesmo tempo, se divertem e aprendem! Agendaweb é um site que proporciona exercícios de inglês de gramática, verbos, vocabulário, escuta, leitura, vídeos, músicas e histórias de áudio.






             












As doenças sempre estiveram presentes na vida das pessoas e muitas delas podem ter se espalhado graças ao deslocamento das pessoas ou de mercadorias entre diferentes locais.
Para trabalhar o conteúdo sobre doenças globais de uma maneira diferenciada as turmas 50 e 51, da professora Alcelene, realizaram uma pesquisa em equipe sobre a febre amarela, dengue e influenza, três doenças escolhidas dentre as seis estudadas, e para apresentação, simularam um telejornal para alertar as pessoas contra essas doenças globais.
E o resultado foi um aprendizado de maneira lúdica, mas com muito compromisso!
Veja os vídeos:











Tivemos a honra de receber na escola o escritor Mauricio Eduardo Graipel, que é biólogo da Universidade Federal de Santa, ele veio conversar com as turmas de 4º ano, que  trabalharam  o livro "Saru: o guerreiro da floresta" . O livro traz como personagem principal um gambá branco, um dos principais animais característicos da fauna da grande Florianópolis e que vive grandes aventuras por aqui. As duas turmas  visitaram o Parque Ecológico do Córrego Grande, para reconhecer a flora típica em que se escondem e em que tocas habitam os gambás. Fizeram, ainda, diversas pesquisas na sala informatizada e trabalhos a respeito, e produziram para o encontro com o escritor um gambá de material reciclado. Os alunos conversaram muito com o escritor e se encantaram com as explicações do autor sobre os gambás!










Algumas turmas da escola  realizaram, na sala informatizada, uma pesquisa sobre os comportamentos alimentares e de atividade física. Essa pesquisa faz parte de  um projeto do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Educação do Município de Florianópolis  objetiva  implantar e avaliar um sistema de monitoramento destes comportamentos, utilizando o computador como instrumento para coleta das informações. Os resultados da pesquisa poderá possibilitar intervenções voltadas para a saúde dos educandos das escolas municipais de Florianópolis.



Caso queira saber mais sobre o sistema de monitoramento do consumo alimentar e atividade física acesse:
                                                                          CAAFE






As turmas do quintos anos da professora Alcelene, participam  uma vez por semana  na biblioteca  do projeto “Criando Leitores: escolhendo a literatura”, onde acontece a hora do conto. A bibliotecária Lidyani trabalhou com as turmas,  o livro "Aventuras na Ilha da Magia", de Yedda de Castro Bräscher Goulart .  O livro conta  as tradições da Ilha de Santa Catarina,  fala das bruxas que aqui habitam, dos pescadores, do gigantinho "mumificado" pelas bruxas; morro que segundo a lenda foi petrificado pelas bruxas no início da Serra do Tabuleiro, para que o Gigante não invadisse a Ilha da Magia. Assim como conta a formação de nossa cidade, fala de como a imagem de Nosso Senhor dos Passos veio "parar" na igrejinha do Hospital de Caridade, assim como relata os principais pontos turísticos da cidade. Ao falar do Museu Cruz e Sousa, relata um pouco da vida do nosso poeta. Dando continuidade ao projeto, os alunos fizeram uma visita orientada ao Museu Cruz e Sousa, passando pelos principais pontos turísticos de Florianópolis como a Figueira, Catedral, Largo da Alfandega, Hospital de Caridade, Mercado Público, e avistaram também  o Gigantinho da Baía Sul.

Em sala de aula,  tiveram que escolher uma cena do livro ou do passeio, para a produção de um desenho, e após o desenho, elaborar uma produção textual sobre o mesmo, onde tinham que recontar o conto do livro Aventuras na Ilha da Magia.
Após a produção os desenhos foram digitalizados e os textos corrigidos e digitados para a elaboração de um livro, que recebeu o título de “Recontando o conto- Aventuras na Ilha da Magia.”
No dia 13 de setembro, tivemos a honra de receber a escritora Yedda Goulart em nossa escola. Onde ela conversou com os alunos com relação ao livro que foi trabalhado por eles, e também a escritora respondeu a vários questionamentos que os alunos tinham tanto sobre a obra quanto a vida pessoal. Foi um momento de importante interação , socialização e aprendizado!



No currículo do quinto ano do Ensino Fundamental, as disciplinas de Geografia e História têm como eixo norteador o Brasil, mas, como estudar sobre o Brasil se não souber sua localização no globo, então eis que surge o projeto “Viajando pelo espaço, conhecendo o planeta Terra.”
As turmas 50 e 51 com a professora Alcelene, iniciaram o estudo a partir do Sistema Solar. Para que a aula fosse mais atraente e participativa imaginaram uma viagem pelo Universo.               
O projeto  proporcionou várias atividades:
Roda para conversar sobre o que os alunos entendem como Sistema Solar. Este momento foi de  bastante exploração dos conhecimentos trazidos pelos alunos.
Apresentação do cartaz sobre o Sistema Solar, onde todos os alunos puderam observar semelhanças e/ou diferenças entre os planetas desde tamanho, forma, proximidade com o Sol;

Leitura de um texto para estudo sobre os planetas, astros e satélites, e a partir do texto, os alunos analisaram e compararam as informações deste texto com as informações trazidas anteriormente por eles mesmos;
Em duplas, escolha de  um dos planetas, onde os alunos tiveram que  desenhar  e justificar do porquê da escolha;
Apresentação dos cartazes;
Foco no estudo no planeta Terra, os alunos estudaram  sobre as camadas da Terra. Como a Terra é por dentro?
Pesquisa  com as famílias, para ver o que eles entendem sobre atmosfera, hidrosfera, crosta, manto e núcleo. E, em sala de aula, a partir do resultado das pesquisas, socializaram as pesquisas ,   registraram  no caderno, acrescentando informações que se fizeram necessárias sobre o conteúdo realizado nas pesquisas;
Visualização de  slides, na sala informatizada, sobre as imagens da Terra, para que observassem os continentes, mares, a posição do Sol, entre outros;
Trabalhar as representações da Terra (globo e o planisfério) através de desenhos, recortes e colagens, e atividades retiradas do livro Caminhos (p. 98-102);
Confeccionar o globo terrestre utilizando bolinha de isopor (pintar a bolinha, recortar o planisfério, colar na bolinha);
Realizar atividades sobre coordenadas geográficas retiradas do livro caminhos (p.103 e104) bem como de outros materiais;
Leitura  do texto “os pequenos astronautas;”, onde tiveram de interpretá-lo;
Pesquisa na sala informatizada: Quantos países há no planeta Terra? Quantos mares, oceanos?  O que é preciso para ser um país?
Elaboração de um texto coletivo sobre a aprendizagem;
E, para finalizar o projeto, visita ao Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina, onde  visualizaram  bem de perto tudo o que foi estudado em sala de aula e sala informatizada.
Para socialização do projeto, foi  feito   a produção de um “my ebook” (livro digital) com todas as informações adquiridas pelos alunos tanto em sala de aula, quanto na sala informatizada através das pesquisas e slides apresentados.
O livro está disponível para a visualização no link abaixo:



Ter saúde é estar em  boa disposição física e mental, a OMS (Organização Mundial da Saúde) inclui na definição de saúde o bem estar social entre os indivíduos, é preciso ter a compreensão de que uma alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos e o bem estar emocional são fatores determinantes para ser ter uma boa saúde. A escola como espaço de formação para a vida precisa oportunizar  aos alunos o quanto antes   informações adequadas para se criar hábitos saudáveis. Na  Escola Básica Municipal Osvaldo Machado  o professor de Educação Física Carlos Luiz Paim Filho,  a professora de Inglês, Sueli Aparecida Hermenegildo e a cozinheira escolar Irinéia  Bento Silveira oportunizam aos alunos espaços de conscientização da importância de se cuidar para se ter  saúde.



O professor de Educação Física Carlos , está trabalhando com os alunos dos 5º, 6º e 7º anos a questão da obesidade na infância e na adolescência. Objetivou em seu projeto: Prevenir os problemas de saúde associados ao sedentarismo, valorizar a prática de exercícios físicos  regulares, saber as causas e as consequências da obesidade e conhecer medidas preventivas para este grave problema de saúde, ainda com o 2º, 3º e 4º anos está realizando o projeto “Descobrindo o corpo” que oportuniza as crianças a ampliar a consciência corporal, valorizar e respeitar o seu corpo e de seu semelhante, além de fazê-las perceber os cuidados que devem ter com o próprio corpo para que tenham saúde, onde destaca a questão da alimentação saudável. Já a professora de Inglês, Sueli   desenvolveu com os alunos das 8º  séries o projeto “Eating Habits” que trabalhou a pirâmide alimentar e grupos de alimentos, verbo modal Should e alimentos saudáveis a não saudáveis (junk food). O projeto objetivou os alunos a  identificar e compreender  os dados apresentados em um infográfico; fazer inferências a partir de dados apresentados em um infográfico, classificar alimentos em uma tabela e utilizar o verbo modal Should. E ainda, promover um (warm-up) sobre o tema, fazer inferências e  desenvolver um cardápio com uma alimentação saudável, ainda, interagindo com alguns alunos, a cozinheira  Irinéia auxiliou-os na construção da Pirâmide Alimentar para posterior exposição.
Parabéns professores e cozinheira  pelo excelente trabalho!



Com o objetivo de utilizar geotecnologias como o Google Maps no auxílio do processo cognitivo dos alunos, conhecer e compreender o lugar, a paisagem e o espaço onde vivemos, já que somos parte integrante dele,os alunos do 3º ano, com a professora Fabiana Florêncio, após realizar em sala, a construção de uma planta do trajeto que percorrem todos os dias de sua casa até a escola, foram à sala informatizada para utilização do Google Maps, um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens do mundo gratuito na Web.A atividade foi realizada com tanto entusiasmo que além de observarem os aspectos das paisagens humanizadas e naturais e discutirem sobre a preservação do meio em que vivem, os alunos acabaram pesquisando lugares onde nunca tinham estado, como Rio de Janeiro, Nova York, Paris, entre outros, e assim puderam viajar sem precisar sair da escola!


Saiu até no Notícias do Dia!






A professora Fabiana está trabalhando gêneros textuais com os alunos dos 3º anos. Ao apresentar o poema "Novas Onomatopéias"da autora Tatiana Belynk para os alunos da turma 30,instigou nas crianças a curiosidade sobre a vida da autora, ao conhecer  a autora um pouco mais descobriram que Tatiana fez a primeira adaptação do Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato para a televisão, as crianças pensaram que Tatiana fosse casada com Monteiro Lobato, então eis que surge a necessidade de pesquisar sobre a vida dos dois autores, e navegando na Internet, descobriram que Monteiro Lobato nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo,casou -se com Maria Pureza da Natividade e com ela teve quatro filhos, formou-se em Direito, atuou como promotor público, tornou-se fazendeiro e depois passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, escreveu incríveis obras infantis, sua obra o Sítio do Pica-Pau Amarelo, até hoje, encanta muitas crianças. Descobriram, ainda, que a escritora Tatiana Belynk nasceu na Russia, mas tem cidadania brasileira, começou sua carreira adaptando e criando peças de teatro infantis, com o marido Julio Gouveia e com ele teve dois filhos.Uma das obras adaptadas por Tatiana para a televisão foi o Sítio do Pica-Pau Amarelo de Monteiro Lobato, (esta foi a relação de Tatiana com Monteiro Lobato,  a adaptação de sua obra para a televisão) Tatiana trabalhou na TV Tupi, depois para a TV Cultura, trabalhou em grandes jornais do Estado de São Paulo, como a Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e o Jornal da Tarde, escrevendo artigos, crônicas e criticas de Literatira Infantil, depois se destaca como escritora de livros.
Já a turma 31 ficou curiosa em saber mais sobre o escritor e desenhista Zirlado e Maurício de Souza, eles também navegaram pela Internet e descobriram que Ziraldo nasceu na cidade de Caratinga em Minas gerais, criou a primeira revista brasileira feita por um único autor, Turma do Pererê, totalmente produzida no Brasil e em cores. Além do  Menino Maluquinho, outros personagens seus ficaram famosos, como Bichinho de Maçã, Jeremias o Bom e Supermãe. Zirlado tem um site com fotos, obras e piadas, confira emwww.ziraldo.com . Descobriram ao pesquisar sobre Maurício de Sousa que ele é um famoso cartunista brasileiro que nasceu em Santa Isabel, interior de  São Paulo, e que mais tarde se muda  para São Paulo, onde trabalhou no Jornal Folha da Manhã, escrevendo reportagens policiais, ainda quando trabalhava como repórter policial, publicou seu primeiro quadrinho , criando seu primeiro personagem o cãozinho "Bidu", depois Franjinha, Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho, Horácio, Raposão, Astronauta, Mônica, Magali, Cascão, entre outros. Conheça também o site do Maurício de Sousa: http://www.monica.com.br/mauricio-site/
Depois de pesquisarem, os alunos construíram cartazes sobre a biografia dos autores.






Toda doença causada por um vírus pode ser chamada de virose. As viroses se manifestam através de resfriados e gripes, por transmissão de insetos, que causam a febre amarela e Dengue, por transmissão através do ato sexual (DSTs), e ainda, existem viroses comuns na infância como a rubéola, a caxumba, o sarampo, a poliomelite, entre outras. A professora Mônica de Ciências oportunizou para os alunos dos 7º anos aulas expositivas sobre as viroses humanas, quais são as viroses, os sintomas e de como podemos nos prevenir.



Com o objetivo de compreender a importância do estudo de nosso planeta e de outros planetas, a professora Mônica e os alunos do 6 º anos, foram à sala informatizada pesquisar sobre o sistema solar. Os alunos elaboraram uma tabela em sala de aula e preencheram-na com informações sobre as diferentes características dos planetas do nosso sistema solar, anda, exploraram vídeos sobre o tema.





O professor de Educação Física Carlos Luiz Paim Filho , está trabalhando com os alunos dos 5º, 6º e 7º anos a questão da obesidade na infância e na adolescência.
O número de crianças e adolescentes com excesso de peso está aumentando nestas últimas décadas. O melhor tratamento para esse grave problema é a informação e a prevenção. Entre os objetivos de suas aulas estão: Prevenir os problemas de saúde associados ao sedentarismo, valorizar a prática de exercícios físicos  regulares, saber as causas e as consequências da obesidade e conhecer medidas preventivas para este grave problema de saúde. O professor Carlos, em suas aulas explica o que é a obesidade, quais as principais causas da obesidade, relaciona os problemas de sáude relacionados a mesma, como pode se prevenir ou tratá-la, e ainda explica como os alunos podem verificar se estão no peso ideal.




Saiu a 2º edição do nosso jornal, confira os assuntos  no blog do jornal!







A professora Mônica de Ciências está fazendo um trabalho sobre a gravidez na adolescência com as 7º séries. O objetivo deste trabalho é conhecer  as diversas fases de gravidez, observar as diferentes fases do desenvolvimento embrionário, bem como tomar conhecimento da prevençào e da responsabilidade da gravidez na adolescência.

A edição 2 do Jornal da escola traz uma matéria sobre a gravidez na adolescência , confira:


O professor Carlos de Educação Física, oportunizou ao alunos das 7º e 8º séries, na sala informatizada, aulas expositivas sobre a ginástica, aulas apresentadas em slides, com a abertura para perguntas, questionamentos e possíveis reflexões diante da temática apresentada, tendo como objetivos compreender a importância da utilização de hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida, estimular a prática de exercícios físicos regulares dentro e fora do ambiente escolar, saber relacionar os problemas de saúde causados pela vida sedentária, bem como da má alimentação , do álcool, do fumo e de outras drogas, enfim, possibilitar a apropriação destes conhecimentos para a utilização dos mesmos na vida cotidiana.


A professora Mônica de Ciências proporcionou aos 6º anos uma aula vídeo sobre cadeias alimentares, fluxo energético e ecossistema aquático. Esta aula vídeo teve como objetivo observar as diversas cadeias alimentares, teias alimentares e o fluxo de energia no ecossistema aquático. Um excelente vídeo de alta qualidade, com exemplos bem didáticos das relações entre os seres vivos.







O professor Rafael de História elaborou com a turma 80 um planejamento de pesquisa sobre a Revolução Russa, os alunos vieram na Sala Informatizada executar esse planejamento que teve como questão principal a importância (atuação) dos indivíduos na construção do processo revolucionário. 
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/arevolucaorussa.html





O professor Otávio de Geografia elaborou um roteiro sobre a formação étnica americna e após a elaboração do roteiro os alunos e o professor vieram a Sala Informatizada pesquisar sobre as questões elaboradas em sala, após conhecimentos das respostas houve uma nova discussão em sala de aula. O objetivo desse planejamento de pesquisa foi diferenciar e identificar os  povos americanos (América Latina- Anglo Saxônica, Afro Americanos e Pré Colombianos).





      

A professora Monica de Ciências desenvolveu um projeto na Sala Informatizada com as turmas 80 e 81, que teve como objetivo o conhecimento sobre a composição da matéria, átomos e moléculas, bem como conhecer os modelos atômicos propostos pelos principais cientistas ligados ao assunto ( Henry Moseley, Gilbert Lewis e Lavoisier). Os alunos pesquisaram sobre o assunto e após pesquisa elaboraram slides dos principais modelos atômicos e seus respectivos defensores.




A professora Mônica de ciências veio com as turmas 80 e81 para  a Sala Informatizada fazer um planejamento de pesquisa sobre a teoria do Big Bang, que teve como problemática o surgimento do  Universo.


Alguns sites pesquisados:
pt.wikipedia.org/wiki/Big_Bang
www.brasilescola.com › 
www.infoescola.com ›
educacao.uol.com.br/.../big-bang-a-grande-        explosao-e-teoria-do-nascimentodouniverso.jhtm








“Conhecendo a SI” - Atividade planejada para os 1º anos com a professora Célia , que teve como objetivo a familiarização dos alunos novos do Ensino Fundamental com o espaço da sala informatizada, bem como saber usar alguns comandos do computador para exploração do mesmo.



“Atividade de alfabetização Letroca” -Atividade planejada com a professora Marcia e desenvolvida com  as turmas 20 e 21, um jogo on line onde os objetivos  são o de   promover a melhoria da leitura, desenvolver a capacidade de construir palavras e trabalhar a concentração.





                                                                                                                                                     

“O medo e seus segredos” – Projeto desenvolvido com a professora Márcia com as turmas 20 e 21, o projeto teve como objetivo favorecer o hábito da leitura e o contato com autores catarinenses, a professora Márcia leu  apresentou para as turmas o livro “medo e seus segredo” da autora Eliane Debus, após a apresentação da história, as crianças trabalharam com a música “O Boi da Cara Preta” e dessa música fizeram rimas diferentes da letra da música, e fizeram um desenho com relação a letra que produziram, depois da produção do desenho esses foram digitalizados para a produção de um livro em formato de calendário para cada  turma. Depois do desenho digitalizado as crianças vieram à sala informatizada digitar os textos elaborados, depois dos textos digitados  introduziram os desenhos nos textos para a montagem do livro. A produção da turma 20 se chamou “ O Boi da Cara Colorida” e a produção da turma 21 “O Boi que Muda de Cara”. Após a produção com parceria da biblioteca a autora Eliane Debus veio á escola e os alunos a entrevistaram.
         






           
“Conhecer Florianópolis” -Projeto desenvolvido com a professora Vera e  com as turmas 30 e 31, nesse projeto foi trabalhado os pontos turísticos da cidade de Florianópolis, a localização dos mesmos, a história e a cultura da cidade. Foram criados grupos de pesquisa, onde cada grupo pesquisaria um ponto turístico de Florianópolis, após a pesquisa a produção de um trabalho no editor de texto writer, onde os alunos trabalharam também formatação e gramática.


“Explorando o Kolour Paint” – Atividade desenvolvida com a professora Vera e com as turmas 30 e 31, que teve como objetivo trabalhar as formas geométricas de uma maneira lúdica.







“Identidade” – Projeto desenvolvido com as turmas 40 e 42 da professora Juliana, onde os alunos trabalharam no editor de texto Writer e fizeram um texto sobre sua identidade (nome, idade, data de nascimento, filiação e naturalidade).

“Alimentação” – Planejamento de pesquisa desenvolvido com a professora Juliana com as turmas 40 e 42 , que teve como objetivo estimular nos alunos hábitos alimentares saudáveis.


“Projeto “Carnaval” - Projeto desenvolvido com a professora Sueli e com a turma 41, que teve como  principais objetivos oportunizar o interesse pela cultura popular e desenvolver o respeito às diferenças. Na pesquisa na Internet foi importante destacar o conhecimento e a origem da palavra carnaval e o respeito à variadas manifestações culturais, após pesquisa, os alunos elaboraram trabalhos para exposição dos mesmos em sala de aula.

“História da Comunidade” - projeto desenvolvido com a professora Sueli e com a turma 41 que objetivou o resgate da história da comunidade e sua cultura.Os alunos vieram à sala informatizada pesquisar a cultura e os costumes dos nativos de Florianópolis, para depois realizarem uma saída de campo na comunidade, onde entrevistaram uma moradora do bairro e registraram a saída de campo.



                   
 “ Minhas férias” - projeto desenvolvido com a professora Juliana e com as turmas 40 e 42, que promoveu a  escrita de um texto e desenho elaborado no Kolour Paint  para posterior elaboração de um livro. Essa produção  objetivou  criar estímulo pela escrita ao aproximar a elaboração do texto  com a realidade dos alunos, levando -os a participar de forma efetiva para um melhor domínio da escrita, além de trabalhar a questão gramatical.

“Metamorfose – fases da borboleta” -projeto  desenvolvido com a professora Fátima e com as turmas 50 e 51.  que através de estudo e pesquisa, exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos e observação direta do ciclo vital da borboleta os alunos tiveram a oportunidade de compreender sobre a vida das mesmas ( suas fases), proporcionou , ainda, aos alunos o entendimento de que o ser humano também pode mudar (modificar-se) para melhor convívio no mundo social. Nesse projeto foram essenciais a pesquisa na Internet, a fotografia, a filmagem do processo da metamorfose da borboleta e o registro desse processo.





                
Observação direta do ciclo vital





           
 “Massa , peso e gravitação universal” - projeto desenvolvido com a professora de ciências Mônica e com as turmas 80 e 81, que teve como objetivo identificar o peso dos alunos nos diferentes planetas do nosso sistema solar. Nesse projeto os alunos assistiram vídeos sobre ao assunto, pesquisaram   e utilizaram a matemática para calcular.


 “Átomo em Movimento” - projeto desenvolvido com a professora de ciências Mônica e com  as turmas 80 e 81, que teve como objetivo a compreensão  da evolução do modelo atômico e também  da alquimia. Nesse projeto os alunos pesquisaram sobre a composição da matéria, átomos e moléculas e ainda elaboraram uma apresentação em slides sobre principais modelos atômicos e seus respectivos defensores(Henry Moseley, Gilbert Lewis, Lavoisier...).


.“Microorganismos – os vírus” - projeto desenvolvido com a professora de ciências  Mônica e com as turmas 60,61,62 e 63 que teve como objetivo conscientizar os alunos sobre as doenças que afetam os seres humanos, bem como ter conhecimento das formas de prevenção e tratamento das doenças causadas por vírus. Os alunos nesse projeto elaboraram (em sala) uma tabela de dados sobre os vírus, posteriormente, pesquisaram na Internet  sobre os dados elaborados,  para preenchimento da tabela, e a seguir fizeram a interpretação da mesma junto a apresentação da professora sobre o conteúdo em data-show.







     
 “Big Bang” -Projeto  desenvolvido coma  a professora de ciências Mônica e com a turma 80, que teve como  problemática o surgimento do Universo, destacando a nova teoria sobre a origem do Universo. Além das pesquisas, produções de textos no editor Write, as aulas foram dadas em data-show.


“Citologia” - Planejamento de pesquisa desenvolvido com a professora de ciências  Mônica e com as turmas 70 e 71 sobre alguns cientistas ligados ao estudo da célula, organelas citoplasmáticas, e aula audiovisual de alguns vídeos pesquisados sobre citologia.


 “Cultura Popular brasileira” - Projeto desenvolvido com a professora de artes Sandra e com as turmas 60,61,62 e63 que teve como problemática   a diferença cultural do nosso país em função das regiões. Nesse projeto os alunos utilizaram -se da Internet  para pesquisar as diferenças regionais(arte, culinária, artesanato, lendas, festas e curiosidades).Após pesquisa ( em grupo) elaboraram no Org Impress uma apresentação para socialização do assunto pesquisado.


 “Vik Muniz” -Projeto desenvolvido com a professora de inglês Néli,  nesse projeto, além de adquirir novos vocabulários,  a pesquisa  proporcionou aos alunos  o conhecimento sobre a vida de Vik Muniz e suas principais obras, bem como o porquê que ele usa o garbage (para) nas suas obras e  qual a função social das mesmas. Após a visualização de suas obras na Internet, os alunos retrataram as obras de Vik Muniz em cartazes e nos mesmos  especificaram o vocabulários dos resíduos sólidos que utilizaram na retratação das obras  para exposição na escola.


“História em Quadrinhos” - Projeto desenvolvido com a professora de inglês Néli e com as turmas 80 e 81. Nesse projeto o principal objetivo foi o de aperfeiçoar o novo vocabulário adquirido de inglês durante o segundo semestre. Os alunos individualmente na sala informatizada  elaboraram uma história e organizaram- a em quadrinhos, desenharam  a história  em folha A3, e a fala que estava no primeiro momento em português foi traduzida com o auxílio da Internet para o inglês, depois as  histórias prontas foram socializadas pela turma.


 “Unidades do Relevo”- Planejamento de pesquisa  desenvolvido com o professor de geografia Carlos Otávio e com as turmas 62 e 63 que teve como problemática diferenciar, identificar e caracterizar as Unidades de Relevo. Após explanamento do conteúdo em sala, o professor e os alunos construíram um roteiro específico para a pesquisa.


 “A Formação Étnica Americana” - Planejamento de  pesquisa desenvolvido com o professor de geografia Carlos Otávio e com a turma 71, que teve como objetivo diferenciar e identificar os povos americanos ( América Latina, Anglo- Saxônica, Afro-Americanos e os Pré- Colombianos).


 “Os meridianos da terra e as coordenadas geográficas” - Projeto desenvolvido com o professor de geografia Carlos Otávio e com as turmas 60,61 e 62. Esse projeto teve como objetivos identificar e localizar os meridianos da terra, trabalhar a lateralidade do educando (localização), e promover o  uso da matemática na geografia (trabalhar com graus).
No primeiro momento os alunos tiveram aulas expositivas e dialogadas em sala de aula, após essas aulas vieram para a sala informatizada pesquisar sobre o assunto e  após pesquisa, como trabalho final, desenharam e trabalharam em graus os meridianos e as coordenadas da terra no programa  Kolour Paint.














                                                                         
“A Revolução Industrial- As três Revoluções” - Projeto desenvolvido com o professor de geografia  Carlos Otávio e com a turma 81, que teve como objetivo identificar as causas por épocas e as consequências das revoluções, para poder entender as consequências das mesmas no nosso cotidiano. Na sala de aula, junto com o professor, os alunos elaboraram um roteiro de pesquisa sobre o assunto, após o roteiro pronto vieram (em grupo)à sala informatizada para pesquisar, com os questionamentos do roteiro de pesquisa respondido, elaboraram um trabalho em org impress, para socialização da turma.


 “Revolução Russa” - Planejamento de pesquisa desenvolvido com o professor de história Rafael e com a turma 80, que teve como problemática a importância (atuação) dos indivíduos na condução do processo revolucionário, destacando o papel de determinados indivíduos no desenvolvimento da Revolução Russa.

                              
 “As Fortalezas da Ilha de Santa Catarina” - Planejamento de pesquisa desenvolvido com o professor de história Rafael e com as turmas 70 e 71, que teve como questão principal a importância das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina na defesa do território Luso-brasileiro.


“Stellarium” –Atividade desenvolvida com o professor Rodrigo de matemática que mostrou aos alunos um céu realista em três dimensões. Atividade que teve como objetivo introduzir alguns conceitos básicos de Astronomia e usar a mesma como motivação para o estudo da trigonometria. Uma atividade que trouxe muitas descobertas sobre o Universo , e também muitos questionamentos com relação ao mesmo, foram aulas riquíssimas onde os alunos interagiram com entusiasmo.





 Para alcançarmos objetivos propostos em qualquer planejamento pedagógico, independente de qual ambiente, a observação, a interação, a intervenção  e a avaliação constantes do processo se fazem necessárias. Nesse contexto, foi possível perceber que o trabalho da sala informatizada  proporcionou aos alunos e educadores uma interação ativa de ambos, pois houve troca de ideias, questionamentos, produções gráficas e estéticas , registros e avaliações.