Parabéns professoras Fabiana e Ana Caroline pelo excelente trabalho!

 

A professora  Fabiana (professora da turma)e  auxiliar de ensino de educação especial Ana Caroline sempre conversam sobre os conteúdos que vão ser trabalhados com a turma, de acordo com o planejamento bimestral e anual; a auxiliar de educação especial   adapta as atividades, de maneira que elas possam ser melhor compreendidas pela Laura, que é uma aluna com Síndrome de Down e que aprende de uma maneira diferente da típica.
Embora tenham pouco tempo para poder planejar conjuntamente, sempre que possível, discutem algumas ideias e estão sempre em busca de poder pôr em prática a inclusão.
Quando conversaram sobre o estudo sobre histórias, contos e parlendas, pensaram em fazer leitura de livros infantis com a Laura ( aluna com Síndrome de Down), enquanto  os demais alunos faziam leitura e outras atividades relacionadas ao conteúdo, as quais Laura não fazia, já que se é trabalhado com esta aluna atividades mais ligadas ao conhecimento das letras, formação de palavras, a auxiliar de ensino de educação especialaprendizagem da relação fonema/grafema, análise de imagens e interpretações de texto simples, a auxiliar de ensino de educação especial ilustrou uma parlenda muito divertida, para diversificar o trabalho com a Laura, e ao mostrar a ilustração  para a professora Fabiana, ela teve a ideia de usá-la com toda a turma, trabalhando a rima, o jogo de palavras e as imagens. Assim, de um trabalho que foi pensado como uma simples adaptação de conteúdo para uma aluna com deficiência, acabou se estedendo para toda a turma.
"Acreditamos, que essa possibilidade de usar um mesmo artifício tanto com as crianças que aprendem da maneira típica, quanto com uma aluna especial, fosse uma boa demonstração do que a inclusão tem nos permitido, pedagogicamente falando, que é a questão do respeito à diversidade, da integração e da aprendizagem, sob diversos aspectos."(Ana Caroline Maistro)

A história de Laurinha...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário