Reunião Pedagógica

Aconteceu no dia 19 de setembro, mais uma reunião pedagógica, que teve como pauta a discussão das eleições para diretores, continuação da discussão e avaliação do Projeto Político Pedagógico da escola, bem como momentos de discussão, organização e encaminhamentos sobre questões disciplinares e pedagógicas.

CAAFE


Algumas turmas da escola  realizaram, na sala informatizada, uma pesquisa sobre os comportamentos alimentares e de atividade física. Essa pesquisa faz parte de  um projeto do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Educação do Município de Florianópolis  objetiva  implantar e avaliar um sistema de monitoramento destes comportamentos, utilizando o computador como instrumento para coleta das informações. Os resultados da pesquisa poderá possibilitar intervenções voltadas para a saúde dos educandos das escolas municipais de Florianópolis.

Caso queira saber mais sobre o sistema de monitoramento do consumo alimentar e atividade física acesse:
                                                                          CAAFE
 

"Aventuras na Ilha da Magia"





As turmas do quintos anos da professora Alcelene, participam  uma vez por semana  na biblioteca  do projeto “Criando Leitores: escolhendo a literatura”, onde acontece a hora do conto. A bibliotecária Lidyani trabalhou com as turmas,  o livro "Aventuras na Ilha da Magia", de Yedda de Castro Bräscher Goulart .  O livro conta  as tradições da Ilha de Santa Catarina,  fala das bruxas que aqui habitam, dos pescadores, do gigantinho "mumificado" pelas bruxas; morro que segundo a lenda foi petrificado pelas bruxas no início da Serra do Tabuleiro, para que o Gigante não invadisse a Ilha da Magia. Assim como conta a formação de nossa cidade, fala de como a imagem de Nosso Senhor dos Passos veio "parar" na igrejinha do Hospital de Caridade, assim como relata os principais pontos turísticos da cidade. Ao falar do Museu Cruz e Sousa, relata um pouco da vida do nosso poeta. Dando continuidade ao projeto, os alunos fizeram uma visita orientada ao Museu Cruz e Sousa, passando pelos principais pontos turísticos de Florianópolis como a Figueira, Catedral, Largo da Alfandega, Hospital de Caridade, Mercado Público, e avistaram também  o Gigantinho da Baía Sul.

Em sala de aula,  tiveram que escolher uma cena do livro ou do passeio, para a produção de um desenho, e após o desenho, elaborar uma produção textual sobre o mesmo, onde tinham que recontar o conto do livro Aventuras na Ilha da Magia.
Após a produção os desenhos foram digitalizados e os textos corrigidos e digitados para a elaboração de um livro, que recebeu o título de “Recontando o conto- Aventuras na Ilha da Magia.”
No dia 13 de setembro, tivemos a honra de receber a escritora Yedda Goulart em nossa escola. Onde ela conversou com os alunos com relação ao livro que foi trabalhado por eles, e também a escritora respondeu a vários questionamentos que os alunos tinham tanto sobre a obra quanto a vida pessoal. Foi um momento de importante interação , socialização e aprendizado!

Projeto "Viajando pelo espaço, conhecendo o planeta Terra."


No currículo do quinto ano do Ensino Fundamental, as disciplinas de Geografia e História têm como eixo norteador o Brasil, mas, como estudar sobre o Brasil se não souber sua localização no globo, então eis que surge o projeto “Viajando pelo espaço, conhecendo o planeta Terra.”
As turmas 50 e 51 com a professora Alcelene, iniciaram o estudo a partir do Sistema Solar. Para que a aula fosse mais atraente e participativa imaginaram uma viagem pelo Universo.               
O projeto  proporcionou várias atividades:
Roda para conversar sobre o que os alunos entendem como Sistema Solar. Este momento foi de  bastante exploração dos conhecimentos trazidos pelos alunos.
Apresentação do cartaz sobre o Sistema Solar, onde todos os alunos puderam observar semelhanças e/ou diferenças entre os planetas desde tamanho, forma, proximidade com o Sol;

Leitura de um texto para estudo sobre os planetas, astros e satélites, e a partir do texto, os alunos analisaram e compararam as informações deste texto com as informações trazidas anteriormente por eles mesmos;
Em duplas, escolha de  um dos planetas, onde os alunos tiveram que  desenhar  e justificar do porquê da escolha;
Apresentação dos cartazes;
Foco no estudo no planeta Terra, os alunos estudaram  sobre as camadas da Terra. Como a Terra é por dentro?
Pesquisa  com as famílias, para ver o que eles entendem sobre atmosfera, hidrosfera, crosta, manto e núcleo. E, em sala de aula, a partir do resultado das pesquisas, socializaram as pesquisas ,  e  registraram  no caderno, acrescentando informações que se fizeram necessárias sobre o conteúdo realizado nas pesquisas;
Visualização de  slides, na sala informatizada, sobre as imagens da Terra, para que observassem os continentes, mares, a posição do Sol, entre outros;
Trabalhar as representações da Terra (globo e o planisfério) através de desenhos, recortes e colagens, e atividades retiradas do livro Caminhos (p. 98-102);
Confeccionar o globo terrestre utilizando bolinha de isopor (pintar a bolinha, recortar o planisfério, colar na bolinha);
Realizar atividades sobre coordenadas geográficas retiradas do livro caminhos (p.103 e104) bem como de outros materiais;
Leitura  do texto “os pequenos astronautas;”, onde tiveram de interpretá-lo;
Pesquisa na sala informatizada: Quantos países há no planeta Terra? Quantos mares, oceanos?  O que é preciso para ser um país?
Elaboração de um texto coletivo sobre a aprendizagem;
E, para finalizar o projeto, visita ao Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina, onde  visualizaram  bem de perto tudo o que foi estudado em sala de aula e sala informatizada.
Para socialização do projeto, foi  feito   a produção de um “my ebook” (livro digital) com todas as informações adquiridas pelos alunos tanto em sala de aula, quanto na sala informatizada através das pesquisas e slides apresentados.
O livro está disponível para a visualização no link abaixo: