OBMEP 2013 - 9º Olímpiada Brasileira de Matemática

Parabéns para os alunos que passaram na primeira etapa da OBMEP 2013, a segunda etapa envolverá alunos de todo o Brasil e será dia 14 de setembro.

Classificados  na escola para a segunda etapa da OBMEP:

Nível I                                                                                Nível II

Jully Ferreira Maiesk - turma 71                                        Gabriel Correa Baptista - turma 81
Alisson Valter de Braga - turma 61                                    Vittório Oliveira Lozzari Girardi - turma 81
Lucas Eduardo Kuhnen da Silva - turma 60                       Jéssica Fernanda dos Santos - turma 82
Gustavo Machado da Luz - turma 61                                 Ana Caroline Vogel dos Santos - turma 80
Ana Cláudia Messias Bernardo - turma 70                         Matheus Von Muhlen Mendonça - turma 80
Vitória Lopes Rosa de Souza de Jesus - turma 71              Marcos Antôno Mendes M. Filho -turma 82
Jocilande de Souza de Jesus - turma 71                              Bruno Secchi Alves - turma 82              


A interação pedagógica visando uma vida mais saudável!!!



  Ter saúde é estar em  boa disposição física e mental, a OMS (Organização Mundial da Saúde) inclui na definição de saúde o bem estar social entre os indivíduos, é preciso ter a compreensão de que uma alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos e o bem estar emocional são fatores determinantes para ser ter uma boa saúde. A escola como espaço de formação para a vida precisa oportunizar  aos alunos o quanto antes   informações adequadas para se criar hábitos saudáveis. Na  Escola Básica Municipal Osvaldo Machado  o professor de Educação Física Carlos Luiz Paim Filho,  a professora de Inglês, Sueli Aparecida Hermenegildo e a cozinheira escolar Irinéia  Bento Silveira oportunizam aos alunos espaços de conscientização da importância de se cuidar para se ter  saúde.
O professor de Educação Física Carlos , está trabalhando com os alunos dos 5º, 6º e 7º anos a questão da obesidade na infância e na adolescência. Objetivou em seu projeto: Prevenir os problemas de saúde associados ao sedentarismo, valorizar a prática de exercícios físicos  regulares, saber as causas e as consequências da obesidade e conhecer medidas preventivas para este grave problema de saúde, ainda com o 2º, 3º e 4º anos está realizando o projeto “Descobrindo o corpo” que oportuniza as crianças a ampliar a consciência corporal, valorizar e respeitar o seu corpo e de seu semelhante, além de fazê-las perceber os cuidados que devem ter com o próprio corpo para que tenham saúde, onde destaca a questão da alimentação saudável. Já a professora de Inglês, Sueli   desenvolveu com os alunos das 8º  séries o projeto “Eating Habits” que trabalhou a pirâmide alimentar e grupos de alimentos, verbo modal Should e alimentos saudáveis a não saudáveis (junk food). O projeto objetivou os alunos a  identificar e compreender  os dados apresentados em um infográfico; fazer inferências a partir de dados apresentados em um infográfico, classificar alimentos em uma tabela e utilizar o verbo modal Should. E ainda, promover um (warm-up) sobre o tema, fazer inferências e  desenvolver um cardápio com uma alimentação saudável, ainda, interagindo com alguns alunos, a cozinheira  Irinéia auxiliou-os na construção da Pirâmide Alimentar para posterior exposição.
Parabéns professores e cozinheira  pelo excelente trabalho!